Censo piloto da população tem início a 15 de Maio


O Censo Piloto da População e Habitação ‘arranca’ no dia 15 de Maio deste ano, anunciou nesta segunda-feira, 06 de Fevereiro, em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Foto: DR

O director-geral do Instituto Nacional de Estatística, José Calengi, salientou que o INE está a fazer um exercício enorme para testar os equipamentos já existentes, questionários do censo, logística, numa altura em que considera grande a expectativa sobre o desafio. O responsável avançou durante a cerimónia de abertura da Semana Angolana de Estatística, que decorre sob o lema “Todos Contamos para Angola”, estar em curso o processo de preparação do Censo.

De acordo o Jornal de Angola, o director-geral do INE, fez referência à operação do Cadastro Geral da População e Habitação de 2014, a que considerou um grande teste para todos os intervenientes no processo.

Com base nos dados em posse da instituição, Luanda continua a ser a região com maior número de habitantes por quilómetro quadrado, seguido da província do Huambo e Cuanza-Sul.

Sobre os custos operacionais e logísticos, o director-geral da instituição referiu ser ainda cedo avançar dados adicionais, tendo em conta estar em curso um processo de levantamento das reais necessidades.

Para o segundo Recenseamento Geral da População e Habitação, previsto para 2024, em todo o país, vão participar directamente 140 mil agentes censitários. O director-geral do INE anunciou que, diferente do procedimento, no próximo ano, vai decorrer o censo digital, que será efectuado com o apoio de um Tablet, conectado à Internet, para a colheita de dados das pessoas e das habitações, o que poupa tempo e recursos financeiros.

O director-geral referiu que o Recenseamento Geral da População e Habitação é um acontecimento importante, pois permite saber o número de habitantes entre homens, mulheres, crianças, idosos e onde vivem ou como vivem.

Exit mobile version