Celebra-se hoje o dia Mundial de Consciencialização do Albinismo


Assinala-se neste domingo (13) de Junho, o Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo. Aprovada em 2014, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a efeméride tem como objectivo unir esforços contra a marginalização desta franja da população mundial. O albinismo é uma diferença de pigmentação rara, não contagiosa e geneticamente herdada.

O Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo acontece anualmente a 13 de junho. O albinismo é uma anomalia pigmentar que leva a uma cor de pele, de pelos e de olhos muita clara. Devido a fatores genéticos (aos genes recessivos dos pais).

Celebrado pela primeira vez em 2015, o dia foi proclamado pela ONU, para divulgar informação sobre o albinismo e para evitar a discriminação aos albinos, combatendo ao mesmo tempo a sua perseguição. Celebrar as conquistas das pessoas com albinismo é outro objetivo desta data.

Em alguns países, albinos estão sujeitos à discriminação, barreiras na saúde e educação, atos de violência e até assassinato.

Em Angola, os direitos dos albinos estão salvaguardados no artigo 23º da Constituição da República, que estabelece que todos são iguais perante a Lei, e ninguém pode ser privado ou isento de qualquer dever em função, entre outros, da sua cor e ou deficiência.

 

Por: Anicia Gamboa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *