Carolina Cerqueira considera histórico a eleição de uma mulher para presidência da Assembleia Nacional


Após ter abraçado o cargo de Presidente da Assembleia Nacional, nesta sexta-feira, 16 de Setembro, Carolina Cerqueira considerou que a referida instituição escreveu uma ‘página de ouro’ na sua história, ao eleger para a sua presidência, uma mulher, o que constitui um passo nos alicerces da igualdade e da justiça.

Foto: Angop

A antiga ministra de Estado para a Área Social foi eleita durante a Reunião Constitutiva da V Legislatura da Assembleia Nacional (2022–2027).

Carolina Cerqueira frisou que a sua eleição como presidente da AN (Assembleia Nacional) constitui uma honra, orgulho e responsabilidade, tendo em conta os inúmeros e complexos desafios que se colocam a quem preside a um órgão tão plural na sua composição.

A nova presidente da AN referiu ter assumido tamanha responsabilidade convicta de que não estará só nessa empreitada, pois poderá contar com o inestimável apoio dos vice-presidentes e, sobretudo, de todos os deputados que integram a instituição.

Para Carolina Cerqueira, o facto de liderar a “Casa das Leis” não a torna especial, mas constitui uma referência e uma forte mensagem a todas as mulheres, em particular as jovens, que não devem deixar de sonhar em fazer ouvir as suas vozes e conquistar, com dignidade, o direito de tomar decisões ao mais alto nível capazes de melhorar a vida do povo.

Carolina Cerqueira disse estar convicta que a sua eleição a este cargo situa-se no longo caminho histórico percorrido pelas mulheres angolanas na luta pela sua emancipação, inscrita no secular processo de libertação do povo angolano. Apelou, neste sentido, às senhoras deputadas eleitas no sentido de fazerem a diferença no hemiciclo.

“Ajudemos a erguer um mundo mais inclusivo, em que o coração de mãe, que toda a mulher aporta, seja capaz de embalar o mundo numa melodia de paz e concórdia, para levar esperança onde há desespero e fé, onde persiste o medo”, expressou aos microfones de vários órgãos de comunicação social.

A nova líder da Assembleia Nacional saudou o povo angolano pela escolha de forma ordeira e exemplar dos seus representantes no Parlamento, o que considerou ser demonstração de enorme maturidade cívica e política do país e no exterior.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *