Nacissela Maurício, Carlos Morais e Nadir Manuel, campeões africanos de basquetebol, pelas selecções de Angola integram a lista dos desportistas concorrentes ao prémio de melhores atletas africano de 2013.
Carlos Morais conduziu a selecção masculina ao 11º troféu continental, na prova em que foi considerado jogador mais valioso (MVP). Esteve à beira de entrar na NBA pelos Toronto Raptors.
Nacissela Maurício, capitã da equipa nacional feminina, foi MVP no torneio continental, que conduziu Angola ao segundo título africano. A extremo Nadir Manuel foi peça fundamental na conquista das senhoras, sobretudo na final, em que defrontaram as anfitriãs moçambicanas, em Maputo (64-61).
Em face deste percurso, ao que se acresce a vitória no africano sub-16, a federação da modalidade está alistada na categoria de melhor instituição desportiva do continente.
O concurso é organizado pela revista África Stop Sports, que também tem a Federação Angolana de Basquetebol a disputar o prémio de instituição desportiva do ano.