Cargueiro russo Il-76 faz primeiro pouso sobre gelo na Antártida


O avião Ilyushin Il-76TD-90VD pousou pela primeira vez na pista de gelo da estação russa de Novolazarevskaya, na Antártida, segundo informou nesta segunda-feira (9) o serviço de imprensa do Complexo de Aviação JSC Ilyushin (parte da Corporação Unida de Construção Aeronáutica – OAK, na sigla em russo).

“O avião de tipo Il-76, equipado com motores PS-90A-76, pela primeira vez pousou no gelo. Os testes realizados tornarão possível complementar o manual de voo para aeronaves equipadas com este tipo de motor com as cláusulas relativas à possibilidade de aterragem em aeroportos de gelo cobertos de neve”, diz o comunicado.

De acordo com o serviço de imprensa da Ilyushin, o pouso foi realizado por uma equipa conjunta sob o comando do piloto-chefe da companhia, Nikolai Kuimov, e do piloto-chefe do Instituto Estatal de Pesquisa de Aviação Civil, Ruben Yesayan.

O Ilyushin II-76 (também conhecido como “Candid”) é um marco da era soviética. Concebido como substituto para o Antonov An-12 e usado para transportar cargas militares estratégicas a bases aéreas nas condições operacionais mais extremas, o protótipo fez seu primeiro voo em 1971. Desde 1974, cerca de 960 unidades foram construídas, assim como uma série de versões especializadas.

O Il-76 está actualmente em serviço na Rússia, na Argélia, na Bielorrússia, na China, em Cuba, na Índia, no Irão, na Líbia, em Angola, na Coreia do Norte, na Síria e na Ucrânia.O cargueiro de longo alcance Il-76TD-90VD é uma versão bastante melhorada do Il-76TD. O primeiro voo do modelo ocorreu em agosto de 2005.

AR/Sputnik/EB

Exit mobile version