A cidade capital da Ucrânia, Kiev, foi alvo de um ataque aéreo, na manhã desta sexta-feira, 16 de Junho, enquanto era visitada pelo grupo de Chefes de Estado africanos em missão de paz.
Os ataques ocorreram enquanto o grupo de chefes de Estado africanos, chegava à Ucrânia, com o objetivo de criar um processo de paz. Os ataques recordaram os desafios que os dirigentes enfrentam.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse por meio de um comunicado na sua página do Twitter, que os mísseis lançados pela Rússia mostraram que o país quer guerra e não paz.
A delegação de chefes de Estado, chefiada pelo Presidente da África do Sul, também visitou Bucha, cenário de um massacre de centenas de civis depois das forças russas terem invadido a Ucrânia. Um gesto significativo uma vez que vários países africanos não se alinharam contra a Rússia.
Os líderes africanos vão deslocar-se também a São Petersburgo, onde devem reunir-se com o presidente russo, Vladimir Putin, neste sábado, 17 de Junho.
Por: Edson Cruz