Cancelamento repentino de reunião com Lula da Silva obriga presidente João Lourenço a regressar ao país antes da data prevista


Após representantes do palácio brasileiro, Itamaraty terem cancelado a reunião marcada entre Luís Inácio Lula da Silva e o seu homólogo angolano, para segunda-feira (2), sem aviso prévio, o presidente João Lourenço decidiu regressar ao país, informa a CNN Brasil.

Reprodução (Mundo Brasil)

De acordo a CNN Brasil, a comitiva do presidente angolano estava a embarcar para o local do encontro quando soube do cancelamento. Consequentemente, o incidente teria deixado João Lourenço ‘desapontado’, o que resultou num regresso imediato do estadista ao país, na noite desta terça-feira (3).

João Gonçalves Manuel Lourenço chegou ao Brasil na última sexta-feira (30) e acompanhou a tomada de posse do presidente Lula da Silva com outros 17 chefes de estado.

Na tarde de segunda, quando alguns componentes da comitiva do presidente já haviam deixado o hotel Royal Tulip e estavam a caminho da reunião que aconteceria no Palácio do Itamaraty, que fica a cerca de 5 quilómetros de distância, foram informados sobre o cancelamento. Adianta a imprensa brasileira que, naquele instante, João Lourenço ”teria se irritado” e programado o retorno para Angola sem remarcar uma nova data para a reunião. O que resultou no regresso repentino do chefe de estado a capital de Luanda.

A embaixada de Angola no Brasil confirmou que o presidente embarcou na manhã desta terça-feira (3), mas não forneceu mais detalhes sobre a suposta’ irritação’ do presidente. O Itamaraty foi consultado pela imprensa brasileira para comentar o ocorrido, mas até o momento não se pronunciou.

Exit mobile version