BP Angola atinge a sua maior produção de sempre no país


A BP Angola atingiu a sua maior produção de sempre no país em 2015, a qual se deverá manter estável este ano. O investimento efectuado até agora, quase USD 30 mil milhões, explica a produção líquida recorde de 220 mil barris por dia. E como vai ser no futuro, com o preço do petróleo num patamar entre USD 50 e USD 60.

BP

Em 2015, um ano profundamente marcado pela queda do preço do petróleo, a BP Angola atingiu a produção líquida recorde de 220 mil barris por dia, bastante acima dos 180 mil barris de 2014 e dos 180 mil barris de 2013. Para isso contribuíram decisivamente os dois blocos ‘estrelas’ que a petrolífera de origem britânica opera: o Grande Plutónio (Bloco 18), que actualmente inclui cinco campos, estando previsto o desenvolvimento de um sexto, e o complexo PSVM (Bloco 31), o primeiro de águas ultra-profundas e em que aos quatro campos foram dados os nomes de planetas e um projecto exemplar a nível mundial.

O Bloco 18 contribui com uma produção bruta diária da ordem de 160 mil barris e o Bloco 31 proporciona 170 mil barris por dia de produção bruta. A petrolífera possui ainda activos nos blocos com maior peso na produção petrolífera nacional. São os casos dos blocos 15 (Campos do Kizomba), que debita 300 mil barris por dia de produção bruta, e do 17, que agrupa os campos baptizados com nomes de flores e que é o que mais contribui para a produção total do país, assegurando diariamente acima de 600 mil barris de produção bruta. A petrolífera participa ainda na fábrica de gás liquefeito (LNG) no Soyo, na província do Zaire.

Não admira que a BP figure nos registos de entrada de capital externo como um dos maiores investidores em Angola, onde já aplicou USD 30 mil milhões, o equivalente à quarta parte do produto interno anual do país. Na apresentação do Relatório de Sustentabilidade da BP Angola, que decorreu no final da passada semana, Darryl Willis, presidente regional da petrolífera, referiu que ‘apesar da conjuntura económica difícil, continuamos a pesquisar futuros desenvolvimentos e a manter conversações com a Sonangol sobre novas oportunidades’.

A BP Angola detém o estatuto de operadora em dois blocos em fase de pesquisa (o 19 e o 24) e participa ainda em outros dois também em fase de pesquisa (20 e 25), onde foram descobertos dois mil milhões de barris de petróleo equivalente, constituídos, na sua maior parte, por gás, já tendo sido efectuadas mais perfurações este ano, como o Golfinho no Bloco 20. O petróleo foi encontrado em campos de pequena dimensão. Resta saber se a perspectiva da estabilização, por um período prolongado, do preço do barril em torno de USD 50 motivará a continuação da prospecção e o posterior desenvolvimento destes recursos.

OPais


Gostou? Partilhe com os teus amigos!