Bolseiros angolanos a caminho da África do Sul


Um grupo de 50 estudantes, finalistas do ensino médio de diversas escolas públicas da província de Luanda, deixou hoje, sexta-feira, a capital do país, rumo à África do Sul, onde vai frequentar, durante cinco anos, formação Superior no ramo dos Petróleos.

Foto:Internet

As bolsas atribuídas pela empresa angolana “Litis Petróleos Company” LDA, contarão com a comparticipação dos encarregados de educação dos estudantes que contribuirão com um valor de quinhentos mil kwanzas para cobrir o seguro de saúde durante o tempo de formação.

 Segundo o Presidente da Administração da referida empresa, Emanuel João da Cunha Sousa, em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a iniciativa representa um ganho não só para o sector petrolífero, mas também para o país, que daqui a cinco anos terá novos quadros qualificados.

 Informou que os estudantes com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos são os primeiros bolseiros recrutados pela companhia, vindo de escolas públicas.

 “Estes estudantes vão fazer formação em várias áreas ligadas às ciências petrolíferas, entre as quais petróleo e gás, petroquímica e refinação”.

 Explicou que anteriormente a empresa mandava apenas pessoal efectivo, mas optou por abertura inscrições as todos os interessadas, desde apresentam os requisitos exigidos.

 Emanuel Sousa fez saber igualmente que um dos requisitos necessários para concorrer à bolsa é ser angolano, ter 18 anos e o ensino médio concluído.

 A Litis Petróleos Company é uma empresa criada há cinco anos com o objectivo de promover o nacionalismo no sector dos petróleos.

 Embora esteja essencialmente voltada à formação do pessoal, a Litis também distribui e comercializa combustíveis, gás butano e outros derivados do petróleo, a mercê da sua parceria com a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol – EP).

Por:angop

Exit mobile version