Boko Haram ataca, mata e sequestra civis


Um atentado suicida numa estação de autocarro da cidade de Postiskum, Nigéria, com recurso a uma viatura carregada de explosivos que colidiu com outras, causou quatro mortos e 50 feridos, anunciou a Polícia em comunicado.

boko-haram1

A estação de autocarros se situa nos arredores da cidade, capital económica do Estado de Yobe, um dos mais atingidos pelas acções do Boko Haram.

O comunicado diz que o veículo conduzido pelo atacante foi abastecido no posto junto à estação e que “quando parecia que abandonava o local embateu contra outras viaturas que recolhiam passageiros”.

Na semana passada, uma dupla explosão num mercado popular da mesma cidade, provocou sete mortes. O ataque mais grave foi feito em 10 de Novembro, com 48 mortes na explosão de uma bomba numa escola de ensino médio.

US-funding-boko-haram-nigeria-al-qaeda-al-shabab

As autoridades suspeitam que o atentado tenha sido cometido pelo Boko Haram, que luta pela instauração de um Estado islâmico na Nigéria e cujas acções originaram no ano passado mais de três mil mortos. No mesmo dia, no norte dos Camarões, várias pessoas foram mortas e 60 sequestradas num ataque do Boko Haram, disse uma fonte policial à France Press.

“Membros do Boko Haram atacaram duas aldeias da zona de Tourou, distrito de Moloko, norte, provocaram vários incêndios e sequestraram cerca de 60 pessoas, a maioria mulheres e crianças”,  disse a fonte da Polícia.Muitos dos habitantes refugiaram-se em zonas do interior da região.

images

Este é o maior sequestro ocorrido no extremo norte de Camarões atribuído ao Boko Hara, que tem intensificado as operações neste país.

A operação foi realizada após o Chade ter enviado tropas para os Camarões para combaterem os guerrilheiros daquele movimento e tentarem recuperar o controlo de Baga.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *