BNA aumenta para 100% a injeção de divisas na banca comercial


A injeção de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) na banca comercial aumentou 100% na última semana, para 218,4 milhões de euros, com vendas apenas em moeda europeia, sobretudo para garantir importações da indústria.

A informação consta do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, no período entre 06 e 10 de junho, e contrasta com os 106,9 milhões de euros da primeira semana do mês.

De acordo com o documento, consultado hoje pela Lusa, das divisas disponibilizadas na última semana, equivalentes a 244 milhões de dólares, o maior montante destinou-se a garantir a “cobertura de necessidades do setor da indústria”, com 107,5 milhões de euros.

Foram ainda vendidos 6,6 milhões de euros para garantir necessidades do setor de Energia e Águas, 11,8 milhões de euros para comprar medicamentos ao exterior e 12,3 milhões para as necessidades da Agricultura, além de 80,2 milhões de euros “para a cobertura de operações diversas”.

A taxa de câmbio média de referência de venda do mercado cambial primário, apurada ao final da última semana, permaneceu inalterada nos 166,710 kwanzas por cada dólar e de 186,264 kwanzas por cada euro.

Contudo, no mercado de rua, a única alternativa, embora ilegal, à falta de divisas aos balcões dos bancos, a nota de um dólar continua a ser transacionada acima dos 500 kwanzas.

AR- Lusa

Exit mobile version