Bebé nasce com fígado e intestinos expostos em Malanje


Uma bebé nasceu terça-feira (27) de Agosto no Hospital Provincial Materno-infantil da província de Malanje com o fígado e intestinos expostos, devido a uma provável má formação congénita.

 

De acordo com à Angop, a neonatologista do referido hospital, Marina Costelera, explicou que o caso é conhecido como gastrosquise total, caracterizado por anomalias da parede abdominal da mãe durante a gravidez.

Disse trata-se de um caso raro, mas que pode acontecer em todas as regiões do mundo, quando a mulher grávida não assiste regularmente as consultas de pré-natal.

Por sua vez, o director clínico em exercício do Hospital Provincial Materno Infantil, Nicodemos Gaspar, referiu que esforços estão a ser feitos no sentido de transferirem a bebé e a mãe para uma unidade de saúde melhor preparada para atender este tipo de casos, em Luanda.

Considerou delicado o estado de saúde da recém-nascida, embora esteja sob atenção regular de equipas médicas da Pediatria do Hospital Materno-infantil de Malanje.

Já a mãe da criança, Antonica Uafa, revelou que durante a gravidez não fez regularmente as consultas pré-natais, por falta de condições financeiras, factor que pode estar na base da má-formação congénita da recém-nascida.

O caso é o primeiro do género registado em Malanje.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *