Uma equipa de médicos do Leste do Afeganistão levaram a cabo uma operação rara para remover um crânio extra que estava a crescer de forma paralela na cabeça de uma criança de dois meses, avançou o BBC.
Uma bebé afegã de dois meses tinha uma segunda cabeça a crescer junto à sua e foi submetida a uma operação rara para a remover, no Leste do seu país.
A operação foi bem-sucedida, e a bebé já recebeu alta do hospital. Curioso é o facto de a criança ter uma irmã gémea que nasceu completamente saudável.
Os médicos acreditam que as irmãs teriam um terceiro gémeo, mas que este não se conseguiu desenvolver, tendo morrido numa fase muito inicial da gestação. Se assim foi, o crânio do terceiro bebé poderá ter ficado ‘colado’ à cabeça da bebé que teve de ser operada.
O médico que coordenou o difícil procedimento sublinhou que esta foi a primeira vez que algo do género foi tentado naquela região do país.
“Não temos equipamentos muito avançados, mas estamos muito felizes de ter realizado com sucesso esta operação”, afirmou o cirurgião, citado pela BBC.
A intervenção foi feita pelos médicos de forma gratuita, pois os pais não tinham dinheiro para cobrir os custos, que rondavam os 3 mil euros.