O apresentador de rádio inglês Danny Baker foi demitido dos canais BBC após compartilhar no Twitter um post racista sobre o filho recém-nascido do Príncipe Harry com a actriz e duquesa Meghan Markle.
Danny Baker de 61 anos havia compartilhado uma foto antiga, em preto e branco, onde surge um casal aristocrata a deixar um imóvel de mãos dadas com um macaco. Na legenda da imagem ele escreveu: “O bebê real deixa o hospital”.
O apresentador da 5 Live, emissora de rádio da BBC dedicada a notícias e esportes, com grande participação de ouvintes, foi acusado de ridicularizar as raízes negras de Meghan Markle.
Um porta-voz da BBC disse que postagem foi “um sério erro de julgamento”.
Baker apresentava um programa aos finais de semana. A BBC informou que o twitter dele “contraria os valores que nós, como emissora, desejamos incorporar”.
“Danny é um apresentador brilhante, mas não vai mais apresentar seu programa semanal connosco”, acrescentou a empresa.
Baker anunciou a própria demissão no Twitter e publicou um pedido de desculpas onde diz que não teve a intenção de fazer piada sobre “raça e macacos”.
“Era para ser uma piada sobre realeza x animais de circo, mas foi interpretada como sendo sobre raça e macacos, por isso foi devidamente deletado.”