O preço do barril de petróleo Brent para entrega em março abriu hoje em alta no mercado de futuros de Londres, a valer 68,03 dólares, mais 0,05% do que na sessão anterior, o valor mais alto de fecho desde Dezembro de 2014.
Na quinta-feira, o preço do barril de petróleo Brent, que mantém valores máximos desde 2014 no International Exchange Futures (ICE), em Londres, valorizou-se 0,22%, fechando o dia em 67,99 dólares (56,50 euros).
O preço do petróleo nos últimos dias foi impulsionado pelas manifestações de protesto contra a corrupção e as precárias condições de vida no Irão, que ocorreram desde o último fim de semana de 2017 e provocaram mais de duas dezenas de mortos.
O aumento do preço do petróleo corresponde à resposta dos países produtores do Médio Oriente à agitação política e social no Irão.
A perspetiva dos analistas de uma diminuição nos ‘stocks’ de crude norte-americano ajudou também a manter em alta o preço do Brent.
Em maio de 2015 houve um pico na sua cotação, devido a um ajuste de preços, que levou o Brent a fechar nos 67,77 dólares no dia 06 desse mês.
Desde janeiro de 2017 este petróleo do Mar do Norte já se valorizou cerca de 20%, em particular depois de o cartel de exportadores e outros produtores terem acordado diminuir a sua produção, para combater o excesso de oferta, o que vão manter em 2018.