Barbie lança a primeira boneca com síndrome de down


Com intenção de ajudar a diminuir o estigma, em sua nova linha “Fashionistas 2023”, com foco na diversidade e representatividade, a empresa Mattel, anunciou nesta terça-feira, 25 de Abril, a sua primeira boneca Barbie com síndrome de down. 

Foto: Mattel

De acordo com um comunicado emitido pela empresa, a boneca foi criada para permitir que mais crianças pudessem vê-la, além de gerar uma reflexão sobre o mundo ao seu redor. E tem ainda como objectivo inspirar todas estas a contar mais histórias por meio da brincadeira.

O brinquedo em questão, faz parte da linha Fashionistas 2023, totalmente focada em diversidade, e foi criada em colaboração com a National Down Syndrome Society (NDSS) para garantir que a boneca represente com precisão uma pessoa com síndrome de Down.

Ainda segundo o CEO da NDSS, o padrão do vestido com mangas bufantes da boneca apresenta borboletas e cores amarelas e azuis, que são símbolos e cores associadas à consciência da síndrome de Down. O colar com pingente rosa da boneca com três chevrons para cima representa as três cópias do cromossomo 21, que é o material genético que causa as características associadas à síndrome de Down. Os três chevrons, ou setas, são um símbolo que une a comunidade da síndrome de Down e destinam-se a representar ‘os poucos sortudos’ que têm alguém com síndrome de Down em sua vida. A mesma usa órteses cor-de-rosa para combinar com sua roupa e seus tênis exibem um detalhe de zíper.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *