Banco distribui aos clientes mais de 150 milhões de euros por engano


Uma filial britânica do banco “Santander” distribuiu aos clientes, por engano, 130 milhões de libras, equivalente a mais de 150 milhões de euros, que pretende recuperar.  Segundo a Agência France Presse, o facto aconteceu no dia 25 de dezembro, devido a um problema técnico, 75 mil pagamentos feitos por cerca de dois mil clientes profissionais do banco foram duplicados nas contas dos seus beneficiários, assumiu o Santander num comunicado enviado à imprensa.

As transações efectuadas a dobrar foram directamente debitadas do banco e “nenhum cliente, em algum momento, pagou do seu bolso”, garantiu o Santander, referindo estar a trabalhar “com vários bancos em todo o Reino Unido para recuperar” as quantias em causa.

Os beneficiários das transferências foram sobretudo trabalhadores e fornecedores de algumas empresas clientes do Santander, que assim receberam o salário ou pagamentos a dobrar.

As transferências foram feitas para contas de vários outros bancos britânicos, algo que, segundo o a imprensa britânica “The Times”, complica a recuperação do dinheiro.

O Santander disse ter “rapidamente identificado e corrigido” o problema de planificação que esteve na origem dos pagamentos errados, acrescentando que abriu com os bancos beneficiários um “procedimento de recuperação de erro bancário”.

A filial britânica do banco espanhol Santander tem 14 milhões de clientes e registou um lucro líquido de mais de um bilhão de libras nos primeiros nove meses de 2021.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *