Na madrugada deste domingo um avião militar russo Tu-154 que seguia para a Síria com 92 pessoas a bordo, despenhou-se no Mar Negro a 1,5 quilómetros da cidade de Sochi, Rússia. Segundo o Ministério da Defesa não há sobreviventes.
O Tupolev Tu-154 partiu da cidade de Adier ao sul do balneário de Sochi no Mar Negro às 3h40 de Luanda, (5h40 horário local ) rumo a base aérea de Hmeimim, perto de Latakia, no noroeste da Síria de acordo a imprensa internacional.
As autoridades russas dizem que , a aeronave havia feito escala no Sochi para reabastecimento. Dentre os passageiros, havia militares ao serviço do Ministério da Defesa Rússia, artistas da banda “Alexandrow” que viajava para celebrar os festejos das quadras festivas dos pilotos da Força Aérea russa ao serviço na Síria segundo Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa.
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou luto nacional, ordenou a formação de uma comissão de investigação liderada pelo primeiro-ministro Dmitri Medvedev para saber as causas do acidente, bem como desejou “suas mais profundas condolências” as famílias enlutadas.
A imprensa local relata que não há sobreviventes. Os destroços já foram achados, a equipa de resgate está a trabalhar para retirar os corpos das vitimas, sendo o primeiro encontrado a seis quilômetros da costa de Sochi.