O custo de vida na província de Luanda aumentou 0,68%, em Outubro último, face ao mês anterior, e 7,48% face ao mês homólogo de 2013, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados no seu website e citado pelo jornal Expansão, elaborados com base no Índice de Preços no Consumidor (IPC) de Luanda.
De acordo com o jornal Expansão, o IPC de Outubro determinado pelo INE, que considera como período de base Dezembro de 2011, representa um ligeiro aumento de 0,05 pontos percentuais (p.p) em relação ao mês anterior. Entretanto, reduziu 0,90 p.p face ao observado em igual período de 2013.
Face a Setembro, registou-se um ligeiro aumento na variação do IPC em Outubro, que pode ter sido reflexo da subida dos preços de combustíveis decretada pelo Executivo, na ordem dos 25%, um pouco antes do início do mês em análise.
A classe Transportes foi a que maior aumento de preços registou em Outubro, com 1,63%, de acordo com o INE.
Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes Bens e Serviços Diversos (1,23%), Vestuário e Calçado (1,07%) e Lazer, Recreação e Cultura, com 0,88%.
Como vem sendo constante, indicam os dados, a classe Alimentação e Bebidas não Alcoólicas foi a maior contributo deu para o aumento do nível geral de preços, seguida de Transportes, Bens e Serviços Diversos e Vestuário e Calçado.
O quadro com a taxa de variação do IPC por classe de consumo apresentado pelo INE dá conta que, das 12 classes de despesa analisadas, três apresentam taxa de 1 dígito (Vestuário e Calçado; Transportes e Bens e Serviços Diversos), sendo que as restantes classes tiveram variações inferiores a unidade.
As classes Comunicação e Educação, uma vez mais, não registaram variação durante o mês em análise.
0 Comentário