O atleta veterano angolano Francisco Júlio Pereira, mais conhecido por “Jingongo”, faleceu nesta terça-feira, 28 de Maio, em Lisboa, aos 82 anos, vítima de doença prolongada.
De acordo com uma nota enviada a redação do AngoRussia, Júlio Pereira, morreu numa unidade hospitalar local, onde se encontrava internado há algum tempo por complicações de saúde, oncológica.
Aos 16 anos, Júlio Pereira, fez a sua primeira corrida oficial pelo Clube Atlético de Luanda, na especialidade de 800 metros, na qual bateu o recorde nacional de Angola. Amplamente celebrado, continuou o seu percurso vencedor no atletismo, até que, alvo da disputa dos grandes clubes de Lisboa, foi convidado a integrar o Sport Lisboa e Benfica, onde se sagrou campeão nacional de atletismo de pista por equipas, tendo sido vice-campeão nacional de 800 metros, em 1967.
Foi aluno interno do Colégio Moderno, tendo ingressado no serviço militar em 1963, altura em que foi destacado para Bafatá (Guiné-Bissau) ao serviço de Portugal, durante cerca de dois anos.
Ao longo dos anos, estendeu a sua rede de amizade desde Luanda a Lisboa. Sempre com o país que o viu nascer na mente e no coração, contava histórias infindáveis da sua juventude, desde o Bairro Operário, até além-fronteiras, partilhadas com os seus vários amigos de infância que reencontrou, mais tarde, em Lisboa.
Nos anos 80, escolheu a cidade da Amadora para residir com a sua esposa e filhas, onde veio a falecer aos 82 anos, vítima de doença prolongada.
A família enlutada agradece todas as manifestações de apoio e de solidariedade.