Astronautas presos no espaço serão obrigados a beber ‘urina reciclada’


Uma profissão bastante arriscada, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, profissionais da Nasa que embarcaram na primeira missão tripulada da Starliner para a Estação Espacial Internacional (ISS) em Junho desse ano, encontram-se numa situação angustiante após ficarem “presos” no espaço.

Getty Images

A astronauta britânica Meganne Christians, citada pelo jornal britânico ‘The Mirror’, falou sobre como a dupla enfrentará momentos difíceis a bordo da nave espacial e avançou que não terão acesso a chuveiros, precisarão beber urina reciclada e até mesmo enfrentar radiação.

 “Suni e Butch estavam preparados para uma missão de longa duração, caso isso acontecesse. O espaço é difícil, essa é a linha que sempre seguimos”, contou.

Meganne passou um tempo a viver numa estação de pesquisa distante na Antártida de 2018 a 2019. A estação, conhecida como White Mars, fica a aproximadamente 640 km de distância da civilização.

 “Você tem que reutilizar e reciclar o máximo possível. Eles dizem que ‘o café de ontem é o café de hoje. Isso parece nojento. Mas quando chega a ti, é só água pura de novo. A falta de instalações de higiene também deve impactar Butch e Suni. Não há chuveiros. Há maneiras de se lavar. Você basicamente usa uma espécie de toalha molhada com um pouco de sabão”, disse Meganne.

A radiação também é um problema, devido aos níveis mais altos aos quais os astronautas são expostos, apesar dos escudos da ISS.

“Você só pode levar uma certa quantidade de roupa com você, então, na verdade, os astronautas só trocam de roupa uma vez por semana.”

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *