O Presidente da República, João Manuel Lourenço, apelou nesta segunda-feira, 23 de Junho, a uma transformação estrutural nas relações entre o continente africano e os Estados Unidos da América.

Foto: CIPRA
O chefe de Estado que discursava na abertura da 17.ª Cimeira Empresarial Estados Unidos–África, em Luanda, sublinhou a necessidade de abandonar o paradigma assistencialista e adoptar uma abordagem centrada no investimento, inovação e parcerias estratégicas.
“As novas dinâmicas fazem-nos perceber que é tempo de substituirmos a lógica da ajuda pela lógica da ambição e do investimento privado. É tempo de olharmos para África como uma parceira credível, que tem muito para oferecer, mas que carece de capital financeiro e de know-how, interessada em juntar sinergias em benefício mútuo”, afirmou o PR.
João Lourenço, reforçou ainda que a cooperação poderá contribuir para enfrentar desafios globais.
“Se unirmos forças, juntos temos a chave para a solução das duas principais crises que afetam negativamente a economia mundial: a crise alimentar e a crise energética”.
Durante a sua intervenção, o Presidente identificou áreas prioritárias de parceria, incluindo:
- Energias renováveis;
- Agro-indústria;
- Minerais estratégicos;
- Segurança alimentar;
- Transformação digital.
O PR, frisou também sobre o potencial humano e económico de África, ao recordar que mais de 70% da população do continente tem menos de 30 anos, o que faz da região um foco emergente de inovação e crescimento sustentável. João Lourenço, terminou a sua intervenção com um convite à descoberta de Angola.
“Sejam todos bem-vindos e desfrutem da beleza desta cidade capital, Luanda, da generosidade e acolhimento dos angolanos. Experimentem a nossa música, dança, culinária e recantos naturais únicos”.
A Cimeira Empresarial EUA–África, vai decorrer até o dia 25, reunindo líderes políticos, empresários e investidores para reforçar os laços económicos entre as duas regiões.