Artistas africanos em destaque no Brasil com ‘Africa Talks’


Diversos artistas africanos vão estar reunidos nesta quinta-feira (25) de Fevereiro por meio da Africa Talks, onde serão partilhadas histórias, experiências, trajectórias, artefactos e narrativas das suas culturas nativas, com o tema central “Nossa voz, Nossa história”.

O Africa Talks foi idealizado pelo artista angolano Ermi Panzo, com curadoria dos brasileiros Maria Biatriz Maia e Gabriel Kolbe e uma grande equipa de comunicação e áudio visual que tornaram o evento possível.

A conexão África-Brasil ainda é pautada no processo de escravidão e no corte do cordão umbilical entre a matriz africana e toda transcendência presente na afro-descendência. Promover actos culturais de cidadania e diversidade é um caminho de revolução frente ao processo de desaromatização da África e de outras resistências do âmbito racial.

A reunião decorrerá no formato online no canal do Youtube Africa Talks: https://youtube.com/channel/UC6DtYPSmgxFQSVajZO2TCsw.

Conheça a organização dos temas para a actividade:

Tema: Minha arte para o mundo.

Mariama Camara (Guiné Conacri) bailarina, percussionista, cantora, coreógrafa e professora, teve sua carreira consolidada internacionalmente desde 1999. O trabalho de Mariama Camara representa a difusão da diversidade cultural africana, a imersão no conhecimento da história da Diáspora da África do Oeste; realiza-se de forma pedagógica e performática com o tripé dos movimentos corporais, cantos e toques de ritmos que nos permitem a releitura de significados ancestrais que são transmitidos de geração em geração nas aldeias e nos balés de Guiné.

Tema: Educação e cultura e outras reflexões

Ikechukwu `SUNNY´ (Nigéria) escritor, Contador de histórias, professor, formado em Letras e em Pedagogia, é autor de alguns célebres obras de infanto-juvenis como ULOMMA- a casa da beleza e outros contos, Contos da Lua e da Beleza Perdida, As Aventuras de Torty, Contos da lua entre outros. Como Contador de Histórias, ele actua narrando histórias, lendas e contos populares africanos e afro-diásporas.

Tema: Desafios da mulher africana na diáspora

Prudence Libonza– (REP. DEM. DO CONGO) Modelo, palestrante é ativista dos direitos humanos e YouTuber. Está no Brasil há 12 anos. Aqui encontrou oportunidade de refazer sua vida após ter passado por muitas adversidades ante a violação dos direitos humanos de seu país. Como modelo foi eleita 1 era dama miss elegance em 2000 e miss bibile (mulher bonita) em 2004, dois importantes concursos nacionais de beleza no Congo.

Tema: África não é um país!

Vensam Lala (Guiné-Bissau) é actor e modelo político, professor de idiomas e activista cultural africano diaspórico. Formado em Letras pela UNESP, com especialização em literaturas africanas de língua portuguesa.
– Eleito Mister África-Brasil em 2018
-Idealizador do projecto VISTO ÁFRICA; onde actualmente desenvolve actividades sobre desmistificação das matrizes africanas idealizadas no Brasil.

Tema: Refúgio, imigração e outras desmistificações.

Ermi Panzo (Angola) Escritor e poeta declamador, artista plástico, palestrante, coreografo e bailarino performer, ativista e articulador internacional da arte e cultura africana diaspórica.
– Idealizador do Movimento cultural Afrikanse (arte e cultura africana nas diásporas)
– Vencedor DO Spoken Word Pan-africano 2013 (GoethInstitut)
-Prémio Internacional Caneta de Ouro 2018
– Prémio Benfeitor cultural da humanidade 2018
Autor dos Livros: ÓPIO El consuelo de losdébiles, ATÉ A PRÓXIMA VEZ, DESASSOSSEGO Lamúrias e outros vestígios de lágrimas.

Exit mobile version