Aquisição de divisas e venda de residências entre maiores burlas na internet em Angola


Segundo constatou o Serviço de Investigação Criminal (SIC), através do Director Nacional Interino de Combate aos Crimes, António Ndacupapo, de Janeiro a presente data presente, o Ministério do Interior registou com maior incidência os crimes de burla na internet, de compra de residências, de telemóvel, de divisas e de carregamento de cartões Visa.

Foto: Getty Images

O responsável citado pelo Correio da Kianda referiu que são no total 70 crimes diversos registados em menos de três meses, o que representa um aumento de mais 40 casos, quando comparado com os dados do primeiro trimestre de 2023.

“Dessas queixas-crimes, lidera a lista, a aquisição de divisas por via das redes sociais, carregamento de cartões Wise, a compra de telemóveis nas redes sociais, a aquisição de residências, onde as vítimas são principalmente a empresa Imogestin e o fundo do fomento habitacional”, esclareceu.

António Ndacupapo mostrou-se, por outro lado, preocupado com o facto de as pessoas preferirem denunciar os crimes de burlas, de que são alvo, pelas redes sociais, ao invés de procurarem pelos “órgãos competentes”.

O empresário Massada Kulembala, alertou os cidadãos interessados em adquirir ou arrendar uma residência, a terem contacto físico com o imóvel antes de efectuarem o pagamento.

“Ninguém pode comprar uma casa se não tem uma casa física. A casa não pode ser vendida na planta. Tem de ver a casa, consultar um escritor de advogados que vai identificar o projecto habitacional e dar veracidade”, frisou.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *