Anulados exames da 9ª classe na província de Luanda por fraude


A Direcção Provincial da Educação de Luanda, anulou os exames da 9ª classe em toda cidade capital, por vazamento do conteúdo das provas, uma semana antes das mesmas serem realizadas.

De acordo informações passadas na Rádio Nacional de Angola (RNA), a Direcção Provincial de Educação de Luanda decidiu anular todas as provas de exame da 9a classe, uma vez que constatou que muitos estudantes tiveram acesso aos enunciados dos exames dias antes da realização das provas.

A Direcção Provincial da Educação de Luanda, tomou conhecimento do esquema fraudulento, por intermédio de denúncias feitas por parte de encarregados de Educação, obrigando o órgão a anular todas as provas, incluindo as que já foram realizadas. A desconfiança de que havia algo errado, surgiu quando os jurados notaram que os alunos faziam as provas em 10 a 15 minutos, em provas com duração de 120 minutos. Estes tinham em posse cópias dos enunciados e passavam as respostas das questões formuladas em grupos criados no WhatsApp.

Narciso Damásio dos Santos Benedito, Director do Gabinete Provincial da Educação de Luanda, destacou que já foi apresentada uma queixa crime ao SIC, no intuito de encontrar o responsável ou responsáveis que serão punidos nos termos da lei vigente.

” Agora o Sic deve trabalhar para encontrar os malandros. E estes devem ser punidos nos termos da lei e deve haver publicação do veredicto final. Os alunos envolvidos devem ficar todos reprovados e os que vazaram as provas, se forem funcionários públicos, devem ser expulsos da função pública e todo mundo deve tomar conhecimento”, frisou o responsável.

O responsável ressaltou que as provas anuladas serão realizadas em função de um novo calendário que será anunciado dentro de 24 a 48 horas.

 

Por: Victória Pinto


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *