ANGOSAT-2 atinge posição final


O ANGOSAT-2 atingiu recentemente a posição final informou, esta sexta-feira, em comunicado enviado ao Jornal de Angola, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

O referido Ministério começou por informar que no dia 12 de Outubro de 2022, a partir do Cosmodromo de Baikanour, Cazaquistão, foi lançado com sucesso o satélite angolano de comunicações. Após o lançamento, a partir do Centro Nacional de Controlo e Missão de Satélites, localizado em Luanda, na Funda, especialistas angolanos do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) durante 23 dias com apoio de especialistas russos em Luanda, Moscovo e Zheleznogorsk realizaram várias manobras que envolvem princípios de engenharia relacionados com mecânica orbital que permitiu com sucesso no dia 03 de Novembro de 2022 a colocação do ANGOSAT-2 na sua posição final 23E, na órbita geoestacionária a uma distância de cerca de 36000 km a nível da superfície da Terra.

Com isso, o público em geral pode verificar a posição orbital do ANGOSAT-2 através da página https://www.n2yo.com/?s=54033&live=1. Importa referir que durante os próximos 15 anos os especialistas do GGPEN irão operar o ANGOSAT-2.

 

Fonte: JA Online.

Exit mobile version