Os angolanos realizam diariamente mais de 370 mil operações com cartões bancários, como levantamentos e pagamentos na rede ATM, segundo números de um relatório anual do Banco Nacional de Angola (BNA) compilados hoje pela Lusa.
De acordo com o documento, com o relatório e contas de 2014 no setor, a rede “multicaixa” de Angola – idêntica ao multibanco português -, que envolve caixas automáticas, terminais de pagamento automático e cartões emitidos por cerca de 20 bancos comerciais, registou em 2014 um total de 135,80 milhões de operações.
Trata-se de um crescimento de 32,47 milhões de operações face a 2013, um aumento superior 31 por cento no espaço de um ano. O relatório do BNA indica ainda que as compras e os levantamentos com o cartão “multicaixa” representaram 25% e 65% do número total de operações financeiras, respetivamente.
O Sistema de Pagamentos de Angola (SPA) é composto por quatro subsistemas de pagamento, dos quais três de compensação e um de liquidação. A rede “multicaixa” integra o subsistema de compensação, tal como o Serviço de Compensação de Valores e o Subsistema de Transferências a Crédito.
Segundo dados divulgados em 2014 pelo BNA, existiam em funcionamento no país 2.488 Caixas Automáticas e em julho daquele ano estavam registados 40.302 Terminais de Pagamentos Automático, que podiam ser utilizados com os mesmos cartões “multicaixa”.
Mais de 40% dos cerca de 4,1 milhões de cartões “multicaixa” emitidos pelos bancos comerciais angolanos (para 24,3 milhões de habitantes) estiveram ativos nos primeiros sete meses de 2014, segundo dados revelados na altura pelo banco central.
AR/Lusa