Angolanos passam a receber pensão de reforma em Cabo Verde


Angola e Cabo Verde assinaram, terça-feira (28), na cidade da Praia, dois protocolos de cooperação no domínio do Trabalho e da Segurança Social.

Foto: DR

O primeiro prevê que os cidadãos de Angola e Cabo Verde podem receber as pensões de reforma nos dois países e o segundo a viabilização das soluções digitais e tecnológicas.

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Freire, esclareceu que os acordos têm como base  uma Convenção Multilateral da CPLP sobre a Segurança Social, que todos os países devem passar a assumir.

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, disse que as condições estão criadas para permitir que os cidadãos dos dois países, que cumpram os requisitos necessários, tenham a possibilidade de receber a Protecção Social Obrigatória, sem qualquer sobressalto.

No domínio Digital, Teresa Dias referiu que Angola apresenta alguns desafios e os acordos servirão para aproveitar o que há de bom em Cabo Verde para viabilizar as soluções digitais e tecnológicas no país.

Teresa Dias, que hoje termina a visita a Cabo Verde , referiu que a intenção é colher soluções para melhorar o atendimento dos cidadãos nos variados sectores.

 

Fonte: JA Online

Exit mobile version