Desde segunda feira, 31 de janeiro, os angolanos residentes em Moscovo, na Rússia, contam com um posto de recolha de dados para a emissão do Bilhete de Identidade e Certificado do Registo Criminal.
De acordo a uma nota de imprensa, a inauguração do posto enquadra-se no Programa de Massificação de Actos de Registos e Identificação Civil na diáspora, levado à cabo pelos ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e dos Direitos Humanos. Mais de uma dezena de estudantes já fizeram a actualização dos seus Bilhetes de Identidade, após a inauguração.
A abertura do Posto, marca o início de uma nova fase para os cerca de mil angolanos residentes na Rússia. A infra-estrutura, responde à necessidade dos cidadãos angolanos residentes no exterior e, particularmente na Rússia, regularizarem em tempo oportuno a sua situação documental junto da Missão Diplomática.
A emissão do BI permitirá aos angolanos com mais de 18 anos, que residem no exterior do país, a exercerem o seu direito de voto nas próximas eleições gerais previstas para Agosto de 2022, mediante actualização do Registo Eleitoral Oficioso.
Falando na cerimónia de inauguração do posto, o embaixador Augusto da Silva Cunha enalteceu o papel da delegação dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e o dos Direitos Humanos pela formação e refrescamento dos funcionários da Missão Diplomática, que estão capacitados e actualizados em matérias de Registo Civil e Notariado, bem como a Identificação Civil e Criminal.