Angolanos em situação ilegal preferem continuar na Ucrânia por medo de serem impedidos de regressar


Angolanos que encontram-se com permanência ilegal na Ucrânia, não pretendem sair do país diante dos ataques da Rússia, por receio de serem impedidos de regressar pelas autoridades migratórias ucranianas, depois do fim da invasão.

Segundo revelou um angolano citado pelo Jornal de Angola, há muitos angolanos a viverem em situação migratória ilegal na Ucrânia, que para estarem legalmente no país europeu, têm de sair para posteriormente entrarem com um novo visto.

“Na Ucrânia, há muitos angolanos em situação migratória ilegal…Estão com receio de sair da Ucrânia e depois não conseguir regressar por estarem ilegais”, admitiu a fonte.

A fonte disse ainda que para um estrangeiro ilegal sair da Ucrânia, é obrigatório fazer o pagamento de uma multa, que varia entre os 600 e os 1.000 dólares, sendo que por esta razão os mesmos preferem ficar ilegais e só depois pagar a multa, quando um dia saírem do referido país.

Após ser questionado sobre como é a vida de um estrangeiro ilegal naquele país, o angolano respondeu que ao contrário de outros países europeus, é possível ter uma vida normal na Ucrânia, mesmo estando em situação ilegal.

“Vive-se normalmente, mesmo estando ilegal, é possível trabalhar, mas sem contrato, embora não possa abrir, por exemplo, uma conta bancária, nem obter a carta de condução”.

Exit mobile version