Angolanos e Zambianos já podem viajar entre os dois países sem visto


As Repúblicas de Angola e da Zâmbia realizaram hoje (quinta-feira) o lançamento simbólico do acordo de isenção de vistos em passaportes ordinários, num acto realizado simultaneamente nos dois países.

O acordo bilateral sobre isenção de vistos em passaportes ordinários, assinado em Maio último, aplica-se aos cidadãos nacionais dos dois países para gozo de férias, turismo, visita a familiares, negócios privados, bem como em visitas oficiais ou em trânsito.

Permite uma estadia no território visitado por um período de 30 dias prorrogáveis, não devendo exceder os 90 dias por ano.

Angola e a Zâmbia partilham uma fronteira de mais de 1000 quilómetros, sendo um desafio para as autoridades dos dois países a viabilização de infra-estruturas que incrementem a circulação de pessoas e de mercadorias.

A aposta dos dois governos foca-se no incremento do comércio transfronteiriço, além de um maior vigor nas trocas comerciais entre os dois estados, em vários domínios.

O balanço anual de negócios entre os dois países ronda os 20 milhões de dólares. De Angola, os zambianos importam produtos do mar, lubrificantes e materiais de construção, enquanto as exportações zambianas baseiam-se em produtos do campo, sementes e carne  bovina.

O acordo de supressão de vistos vai, fundamentalmente, beneficiar os cerca de 25 mil angolanos que residem naquele país, muitos deles sem contacto com os seus familiares há vários anos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *