O Presidente da República de Angola, João Lourenço, determinou, por Despacho de 18 de Janeiro de 2024, a criação da Comissão Interministerial para a Organização das Acções Comemorativas Alusivas ao 50.º Aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro de 2025.
O facto gerou vários comentários nas redes sociais, de cidadãos que pedem ao governo para priorizar a resolução da situação económica que o país atravessa e mitigar a pobreza extrema.
“Estão mais preocupados com bodas do que com o povo, fome e a miséria, falta de emprego, a falta de medicamentos nos hospitais, as obras sociais, isso não consta na agenda para o desenvolvimento do país”, lamentou um cidadão.
Na mesma senda, outro cidadão indagou e pediu ao executivo que priorize e vele pelo bem-estar da população.
“Assim mesmo com muitos problemas de fome que temos, em vez de criar uma comissão para minimizarem o sofrimento do povo quanto a cesta básica, estão preocupados com a boda”, disse outro.
A referida comissão é coordenada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão Francisco Correia de Almeida, e tem como coordenador adjunto o Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado. Estes, terão a responsabilidade de organizar os preparativos das comemorações do 50.º Aniversário da Independência da República de Angola.