Angolano Manuel Praia integra a lista dos 50 líderes do futuro do projecto “Management Institute”


O jovem angolano Manuel Praia, colaborador da Unitel afecto à Direcção de Negócio Empresarial (DNE) e Fundador do Portal PMO Angola, entrou recentemente para lista dos 50 principais líderes de projectos em ascensão, de 2023, que moldam o mundo com o seu trabalho, pela sua iniciativa, contribuição e empenho na expansão da Gestão de Projectos em Angola.

Foto: Cedida

Como parte dessa missão, Manuel Praia, está há mais de uma década a liderar iniciativas de TI, e actualmente, como Técnico de Suporte de Business Intelligence, gere projectos da secção de BI da DNE. Mas continua a elevar a gestão de projectos do país para além dos limites do seu trabalho corporativo.

“Desde pequeno que vi projectos falharem no meu país. Decidi tornar-me gestor de projectos para ajudar o meu país e ajudar a projetar Angola”, conta Manuel.

Em 2020, Manuel Praia fundou o Portal PMO Angola, um website que rapidamente se transformou num movimentado ponto de encontro virtual para profissionais de projectos partilharem notícias da comunidade angolana.

“Há falta de confiança, mas os jovens líderes de projectos podem superar esta situação rodeando-se de mentores e aprendendo com as suas experiências. Ao fazer isso, eles compreenderão que liderança tem a ver com influência e impacto, não com autoridade”, afirmou Praia.

Não se limitando ao seu site ou função de tempo integral, e como membro do PMI Angola Chapter, Manuel Praia capacitou mais de 70 crianças e adolescentes para a criação de uma feira alimentar online durante a pandemia, em parceria com o PMI Portugal Chapter .

“Eu sabia que estava ajudando as gerações futuras do meu país e, ao mesmo tempo, influenciando a profissão de gerenciamento de projectos”, disse.

As indicações dos 50 principais líderes de projectos deste de 2023, foram avaliadas por meio de pesquisas e entrevistas independentes, com homenageados escolhidos para representar todo o espectro de regiões, indústrias e realizações, criando um futuro melhor para todos.

Manuel Praia, já esteve na semifinal do prémio de melhor líder de PMO do ano, em 2022, no PMO Global Awards. O Project Management Institute (PMI) é a principal associação global para a comunidade em constante crescimento de milhões de profissionais de projectos e agentes de mudança ao redor do mundo. Construído sob um honroso legado que data de 1969, o PMI é uma organização “com um propósito”, de trabalhar com todos os países do mundo para impulsionar carreiras, fortalecer o sucesso organizacional e oferecer aos agentes de mudança novas habilidades e formas de trabalhar, maximizando o impacto.

Em Dezembro de 2019, a Unitel foi certificada pelo PMI (Project Management Institute), como primeiro Provedor de Educação Registado (REP) em Angola. A certificação permitiu a Academia Unitel, capacitar os seus Colaboradores a gerirem com eficácia, projectos que garantam o alcance dos seus objectivos, assim como certificar outras pessoas em Gestão de Projectos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *