Angolano “Geraldo” Tetracampeão Paranaense 2013- Brasil


Hermenegildo da Costa Paulo Bartolomeu, mais conhecido por ”Geraldo” nascido em Luanda aos 23 de Novembro de 1991 é um futebolista angolano que joga no Coritiba.

Nascido no Sambizanga e por sinal vizinho de “Pedro Mantorras”, Geraldo sofreu de paralisia infantil enquanto criança. Como muitos angolanos sofreu na pele os danos de uma guerra civil, perdeu o seu pai muito cedo.

Começou a sua vida como futebolista no Complexo Norberto de Castro onde se destacou como medio/Ala e ocasionalmente jogou como avançado. Transferiu-se em 2009 com apenas 18 anos para o Rio Claro onde rapidamente chamou a atenção do conceituado treinador “René Simões”. Teve uma chegada calma ao “Coritiba” mas rapidamente o seu potencial futebolistico e o seu pé esquerdo chamaram a atenção dos adeptos do Coxa Branca “Coritiba”, onde em 2010 ganha o apelido de talismã por marcar o golo que deu o título de campeão estadual “Paranaense” ao Coritiba, no jogo contra o principal rival o “Atlético Paranaense”. Foi então ai que o seu nome começou a ecoar na imprensa angolana e fruto disto foi convocado para a selecção nacional de Angola para um jogo de carácter amistoso contra a selecção do México a 13 de Maio de 2010. Neste mesmo ano Geraldo, foi campeão brasileiro na Serie B pelo Coritiba. Veloz e envolvente na forma de jogar, Geraldo voltou a ser decisivo na Copa do Brasil onde entrou na épica vitória do Coritiba sobre o Palmeiras por 6×0 onde fez duas assistências e marcou o último golo.

poster_campeao_coxa_2010

Em 2012, sofreu uma lesão que fez perder o lugar na equipa do Coritiba que disputava o Brasileirão, o que acabou de atrair o olhar de outras equipas emergentes, o Parana foi o seu destino. Este ano Geraldo voltou a ser decisivo para o Coritiba. Marcou o golo de empate na final contra o Atlético Paranaense adiando deste modo a decisão para um novo encontro. No encontro disputado no dia 12/05/2013, Geraldo voltou a marcar um golo na vitória do Coritiba por 3×1 sobre o Atlético Paranaense e com a irreverencia que lhe é característica.

geraldo8

Em termos colectivos Geraldo foi campeão Paranaense pelo Coritiba em 2010,2011,2012 e 2013, sendo neste momento um dos 5 tetracampeões que fazem parte da actual equipa; foi também campeão brasileiro da serie B em 2010. Em entrevista, Geraldo chegou mesmo a confessar que sonha em jogar pelo Real Madrid.

geraldo

coritiba_geraldo_faixa

geraldo2


Gostou? Partilhe com os teus amigos!