Angolano cria sistema para vedar petróleo em caso de derrame


O angolano Alcino Gomes apresentou na 5ª edição da Feira do Inventor e Criador Angolano, que iniciou na quarta-feira, em Luanda, um sistema para vedar e transportar petróleo em caso de derrame deste produto no mar.

Inventores angolanos buscam parcerias na União Europeia, (Foto:Angop)

De acordo com o mentor do engenho, ao contrário das boias já existentes e usadas para impedir que o crude se alastre e crie desastre ambiental, este material tem quatro metros e meio de altura, dos quais três ficam por cima da água e os restantes por baixo permitindo assim estancar o alastramento do petróleo derramado.

A referida invenção, disse, tem nas suas extremidades alguns motores que permitem arrastar o petróleo, em caso de necessidade, para uma área segura e se proceder a coleta com segurança, de modo a evitar danos ambientais.

Por outro lado, criou também dois sistemas de combate aos crimes urbanos, ou seja uma arma de fogo que ao mesmo tempo faz disparos com balas reais, de borracha, descarga eléctrica e uma bala para sedar os infractores, engenho para uso das forças de segurança em caso de rapto, assaltos, furtos, entre outros.

Para si, o artefacto está desenhado para ser usado pelo homem de forma individual, ou instalado em um carro robotizado ou ainda em meios aéreos.

O outro feito para combater crimes, acrescentou, foi inspirado nas Bolhadeiras, objecto usado pelos pastores de gado para apanhar os animais através das patas, e para este caso a “Bolhadeira Magnética” poderá ser lançada de forma manual, em automóvel e com meio aéreo.

Por se tratar de um objecto feito de cordas entrelaçadas e com três bolas medias na extremidade que permitem apanhar um indivíduo pelas pernas e para ser mais eficaz, o sistema é magnetizado para unir as esferas depois que as cordas se enrolarem nas pernas do infractor.

Ainda no stand do inventor Alcino Gomes, se pode encontrar uma cadeira de rodas multiuso, capaz de subir escadas, navegar em rios e com dois braços robotizados para ajudar o deficiente.

A 5ª edição da Feira do Inventor e Criador Angolano, a decorrer até 15 deste mês no Centro de Convenções de Talatona, simultâneo com a 1º edição da Feira de Ciência e Tecnologia e a 1ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Valorização de Produtos, tem perto de uma centena de trabalhos investigativos e criações de sessenta expositores nacionais e estrangeiros.

Por:Angop

Exit mobile version