Angolana Fernanda Samuel entre os finalista ao prémio “Jovens Campeões da Terra 2020” das Nações Unidas


A Engenheira de Produção de Petróleo Fernanda Samuel de 28 anos, que trabalha em proteção ambiental, fundadora da AmbiReciclo que promove a economia verde, faz parte dos cincos finalistas escolhidos para a região de África ao prémio de “Jovens Campeões da Terra 2020”, das Nações Unidas, segundo anunciou a Agência da ONU para o Meio Ambiente, PNUMA, nesta segunda-feira (20) de Julho. 

Segundo a agência da ONU para o Meio Ambiente, PNUMA, que anunciou nesta segunda-feira (20) de Julho, na lista dos 35 finalistas ao prémio, todos os escolhidos propõem uma variedade impressionante de soluções inovadoras e que podem ter um grande impacto em alguns dos maiores desafios ambientais do mundo, e  a jovem angolana foi escolhida por causa de iniciativas sustentáveis como a proteção mangais em Angola.

Fernanda cresceu entre os manguezais e se sente profundamente conectada à bela biodiversidade do ecossistema de aves migratórias, peixes, crustáceos e moluscos. Mas as construções na área causaram um declínio de espécies e um aumento de inundações.

Com o seu projeto, Otchiva, a finalista sensibilizou os moradores a fazerem uma campanha massiva de limpeza e restauração, que levou a um aumento constante da população de flamingos, caranguejos e peixes. E nos últimos anos, chegou a liderar campanhas de conscientização pública, além de atividades de limpeza e reflorescimento com a ajuda de milhares de voluntários.

Fernanda  disse ao PNUMA que é o seu grande sonho é ver os manguezais em Angola definitivamente protegidos, restabelecer a resiliência da costa, bem como o bem-estar de todas as espécies que dependem dos manguezais, incluindo os humanos.

Os vencedores serão anunciados publicamente e convidados a participar da cerimónia dos vencedores do Prémio Campeões da Terra, e vai receber cerca de 10 mil dólares norte-americano.

De ressaltar que este prémio foi lançado em 2017 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e apoiado pela Covestro, visa incentivar a próxima geração de líderes ambientais, que contribuem para a proteção e recuperação do meio ambiente, e destina-se a indivíduos, grupos ou organizações que deram contribuições extraordinárias para a proteção e recuperação do meio ambiente, com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *