Angola vota a favor da resolução sobre a integridade territorial da Ucrânia


Angola juntou-se aos Estados-membros que votaram, nesta quarta-feira, 12 de Outubro, a favor da resolução A/ES-11/L.5, “Integridade territorial da Ucrânia: defendendo os princípios da Carta das Nações Unidas”.

Foto: DR

De acordo com uma nota de imprensa mencionada pelo Jornal de Angola, o documento que foi a votação, durante a décima primeira sessão Especial de Emergência da Assembleia Geral, obteve 143 votos a favor, cinco contra e 35 abstenções.

“A nossa posição está igualmente conforme as provisões da Carta das Nações Unidas e do Acto Constitutivo da União Africana (UA). Com efeito, a organização predecessora da União Africana, a Organização da Unidade Africana (OUA), ditou as bases fundamentais do mesmo princípio quando os países fundadores sabiamente decidiram, em 1964, manter o princípio da intangibilidade das fronteiras herdadas do colonialismo”, sublinhou a representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, Maria Ferreira ao JA.

A diplomata afirmou que Angola votou a favor da presente resolução, em conformidade com o bem fundado do princípio sacrossanto da integridade territorial consagrado na sua própria Constituição que define Angola como um Estado unitário e indivisível, cujo território é inviolável e inalienável.

Destacando que desde os anos 60, o povo russo manifestou sempre a sua amizade e solidariedade para com o povo angolano, tendo desempenhado um papel determinante na luta de libertação contra o colonialismo e contra a invasão do território angolano pelo exército do regime do Apartheid da África do Sul.

Exit mobile version