Home Notícias Angola vai produzir remédios para a malária e tuberculose

Angola vai produzir remédios para a malária e tuberculose

Por Victória Pinto

Medicamentos para o combate ao HIV/Sida, à malária e à tuberculose vão ser produzidos em Angola, a partir de Julho de 2027, por uma fábrica que está em construção, desde segunda-feira, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, localizada no município de Calumbo, província do Icolo e Bengo.

Foto: DR

A fábrica é um investimento da Thera Produtos Farmacêuticos, um consórcio de empresas, que vai aplicar na iniciativa empresarial 100 milhões de euros, de acordo com o presidente do Conselho de Administração.

Rafael Prata, Presidente do Conselho de Administração, referiu que a fábrica vai garantir, com duas linhas de produção, “o acesso sustentável e seguro a medicamentos essenciais e reduzir a dependência de importações”. A unidade fabril, disse, vai ter uma capacidade de produção anual de 35 milhões de unidades de injectáveis e de dois mil milhões de comprimidos, para “terapêuticas prioritárias” para a Saúde Pública em Angola.

A unidade fabril, acrescentou, vai colocar, igualmente, no mercado, entre os remédios essenciais, analgésicos, anti-helmínticos (utilizados no tratamento de diferentes parasitoses) e os destinados aos distúrbios endócrinos e aos sistemas cardiovascular, digestivo, locomotor, nervoso central e respiratório.

Rafael Prata garantiu, também, que a fábrica da Thera Produtos Farmacêuticos vai ter capacidade de produção para abastecer o mercado nacional e exportar para países africanos e europeus.

Serão criados 250 postos de trabalho directos e mais de mil indirecto, e, vai se trabalhar em instalações modernas e com tecnologias de última geração.

A Thera Produtos Farmacêuticos é um consórcio de instituições dos ramos da Saúde, Tecnologia, Logística, Engenharia e Investimentos, e os seus integrantes são a Alpha Saúde, Socinter, Grupo FHC, Thera Healthcare, Novanor e o Fundo Soberano de Angola.

Sobes a Dstv Eleva-Le

Poderá também gostar

Leave a Comment