Angola vai contar com duas novas províncias perfazendo um total de 20


Com a proposta de Lei da Divisão Político-Administrativa de Angola, o país vai ganhar mais duas províncias, que sairão do Moxico e Cuando Cubango, perfazendo agora um total de 20. O assunto foi analisado, esta quarta-feira, na 2.ª Sessão do Conselho de Ministros, que apreciou a versão preliminar da proposta de Lei da Divisão Política Administrativa.

Dombele Bernardo/ Edições Novembro

Importa destacar que, na referida proposta de Lei, Luanda passará a ter 55 municípios, 48 a mais do que os sete actuais, segundo informações veiculadas recentemente pelos órgãos nacionais.

O diploma legal, que foi apreciado no encontro orientado pelo Presidente da República, João Lourenço, prevê, também, a elevação de distritos urbanos e comunas à categoria de municípios que passam de 164 para 581.

De acordo com um comunicado de imprensa do Secretariado do Conselho de Ministros a que Jornal de Angola teve acesso, a medida visa, fundamentalmente, clarificar os limites fronteiriços intermunicipais e interprovinciais, reduzir as assimetrias locais, promover uma gestão mais harmoniosa das unidades territoriais, entre outros aspectos.

 

Exit mobile version