Angola vai comprar 6M de doses de vacina russa Sputnik V por 111 milhões de dólares


O Executivo angolano vai adquirir seis milhões de doses da vacina Sputnik V, produzida na Rússia, por 111 milhões de dólares, de acordo com um decreto presidencial publicado na última sexta-feira (27) de Março, no Diário da República.

Segundo o mesmo documento, a ministra da Saúde será responsável pela “verificação da legalidade de todos os atos subsequentes no ato de procedimento até à formação e execução do contrato” e a ministra das Finanças “deve assegurar a disponibilização dos recursos financeiros”.

Publicidade

Além da Sputnik, Angola recebeu já mais de 600 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, ao abrigo da iniciativa Covax, estando prevista a entrega de cerca de 2,5 milhões de doses até meados de 2021.

Na passada quinta-feira (26), o país recebeu 200 mil doses de vacina Sinopharm, do Instituto Biológico de Pequim, doadas pelo Governo da China e que vão ser distribuídas por algumas províncias do país.

O país conta actualmente com  22.132 casos positivos, com 534 óbitos, 20.380 recuperados e 1.218 activos. Dos activos, 6 em estado crítico, 8 graves, 36 moderados, 32 leves e 1.136 assintomáticos.

Nos centros de internamento estão 82 pessoas, em quarentena institucional 31 pessoas.

As autoridades têm sob vigilância médica 1.500 contactos de casos positivos.

Nos laboratórios foram processadas 1.245 amostras, com uma taxa diária de positividade de 5.5 por cento.

 

AR/Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *