Angola vai assumir a presidência da SADC em Agosto


Angola vai assumir, em Agosto deste ano, a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em substituição da República Democrática do Congo (RDC), que se encontra, neste momento, à frente da organização sub-regional criada em 1992.

Imagem: RNA

O país vai receber o testemunho para liderar o destino da organização, até Agosto de 2024, durante a realização da próxima cimeira de Chefes de Estado e de Governo, a ter lugar em Agosto deste ano.

No quadro dos preparativos desta cimeira, uma delegação do Secretariado da SADC, liderada pelo secretário executivo adjunto para os Assuntos Institucionais, o embaixador Joseph Nourrice, deslocou-se, sexta-feira última, a Luanda, para apresentar as linhas directivas referentes às obrigações a que o país anfitrião tem, no que diz respeito ao acolhimento das sessões da cimeira durante o período da sua presidência.

De acordo com o Jornal de Angola, uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MIREX), a propósito do assunto, esta interação entre as duas delegações visou dar, também, ao país anfitrião (Angola), uma indicação das necessidades orçamentais a serem incorridas pelo mesmo durante o período de um ano.

“A delegação do Secretariado Executivo da SADC ouviu o anúncio da existência de uma comissão interministerial responsável por realizar todas as diligências para organização e realização da cimeira da SADC, criada por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República, através do Decreto N°237, de 08/12/2022”, lê-se na nota.

O documento acrescenta que a delegação do MIREX se comprometeu em colaborar, com o Secretariado da SADC na realização dos eventos em carteira e em outros que vierem a ser necessários durante o mandato de Angola à frente da organização da Região Austral do continente Africano.

A delegação angolana presente neste encontro, realizado na sede da diplomacia angolana, na Mutamba, contou com a presença do director do Comité Nacional da SADC, o embaixador Nazaré Salvador, do director da Direcção América, Felisberto Martins, em representação da secretária de Estado para a Administração, Finanças e Património do MIREX, Maria Auxiliadora Ramiro.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *