Angola tem condições financeiras preparadas para realização do censo em 2024, adianta Director-geral do INE


O Director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), José Calengi garantiu esta quarta (23), em Luanda, que os aspectos técnicos-operacionais e financeiros estão preparados para o arranque do Censo Geral da População e Habitação, com início a 19 de Julho de 2024.

Foto: (Angola Image Bank)

O responsável referiu durante entrevista ao JA, que apesar da existência de algumas dificuldades ligadas a áreas de difícil acesso e limitações nas telecomunicações (internet e voz), as condições logísticas e humanas existentes garantem um processo normal.

José Calengi disse que a recolha será realizada nas 18 províncias do país, 164 municípios e 562 comunas, distritos, bairros e aldeias, com a duração de 30 dias, tendo como base a pesquisa de dados que permitam maior equidade na distribuição de riqueza, alocação dos fundos para o acesso à habitação, saúde, educação, emprego e saneamento básico.

Explicou que o recenseamento geral da população e habitação de 2024, financiado maioritariamente pelo Executivo angolano, conta com a assistência técnica de consultoria internacional do Brasil, África do Sul e Portugal, bem como apoio financeiro do Banco Mundial.

Exit mobile version