Angola ascendeu cinco lugares no “Índice Global de Inovação”, segundo informou esta quarta-feira (19), em Luanda, a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança.
A Ministra informou à imprensa, durante a abertura da sessão de trabalhos para a apresentação do Regime Jurídico do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que, em 2021, Angola estava na última posição do Índice Global de Inovação, de um total de 132 países, liderados pela Suíça. Dois anos depois, o país ascendeu cinco lugares, passando para a posição 127, após uma prévia avaliação em relação à produção científica, ambiente de negócios, sofisticação de negócios, acesso à Internet, tecnologias de informação e comunicação.
De acordo o Jornal de Angola, Maria do Rosário Bragança adiantou que, para alcançar patamares mais altos, Angola precisa de melhorar a educação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, assim como de engenharia e matemática.
Para melhorar o actual quadro, o ministério retomou o trabalho de apresentação pública do Regime Jurídico do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação aos membros do Executivo, com destaque para os secretários de Estado e quadros seniores de vários departamentos ministeriais a trabalharem no sector.
“Depois de seis anos,desde a implementação, verificámos algumas debilidades que precisamos superar”, destacou.
Entre os aspectos a melhorar, a ministra apontou a necessidade de tornar o Decreto mais abrangente, porque é exclusivo às instituições públicas, porém precisa de ser mais inclusivo e contar também com o contributo dos privados.
0 Comentário