Angola registou o primeiro caso suspeito de Mpox, mais conhecida por varíola dos macacos, uma situação que já está a preocupar as autoridades sanitárias a nível da província de Cabinda. Conforme informa o Novo Jornal, as autoridades locais, pedem calma à população, “pois pode tratar-se de outra doença, como sarna, por exemplo”.
Trata-se de um cidadão proveniente da RDC, que terá entrado pelos chamados caminhos “fyotes” (clandestino), cuja amostra está já a caminho de Luanda para a testagem em laboratório.
Em declarações a imprensa, o secretário provincial da saúde em Cabinda, Ruben Buco, afirmou que apesar de o caso ser suspeito e de o doente estar em isolamento, só com o resultado das análises se saberá se não se trata de uma qualquer doença como sarna ou sarampo, visto que apresentam os mesmos sinais.
A nova estirpe do vírus Mpox (varíoda dos macacos) foi declarada como “emergência de saúde pública global” pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Ministério da Saúde angolano reactivou, no início de Julho, o Plano Nacional de Contingência para dar resposta rápida a eventuais casos de “varíola dos macacos”, devido à fronteira com a RDC.