Angola regista mais de vinte mil casos de VIH-SIDA por ano


Preocupado com a falta de recursos para fazer face aos números dos casos de VIH-SIDA, que sobem quase todos os dias em Angola o Presidente da Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (ANASO), António Coelho, sublinhou que é cada vez menor o número de organizações que se dedicam ao apoio às comunidades.

Foto: Reprodução (Folha de Maputo)

Segundo o Correio da Kianda, o responsável, aponta para mais de vinte mil infecções por ano, e refere que devido às enormes dificuldades, nos últimos cinco anos, o país registou um decréscimo considerável no número de organizações que se dedicam ao apoio às comunidades.

António Coelho falou ainda sobre a transmissão dolosa do vírus, protagonizada na sua maioria por aproveitadores bem posicionados financeiramente, onde as vítimas são jovens e adolescentes.

“São pessoas com alguma saúde financeira, fundamentalmente com mais de cinquenta anos que transmitem de forma dolosa. Recebemos uma média de quinze denúncias por dia e temos aconselhado a recorrer às autoridades competentes. A maior parte das denúncias são de pessoas que tem 15 e 29 anos com alguma escassez social e procuram melhor qualidade de vida”, disse

Exit mobile version