Angola regista mais de 580 casos de violação sexual contra criança em três meses


A directora-adjunta do Instituto Nacional da Criança, Elisa Gourgel, anunciou nesta  sexta-feira (11) de Junho, que o país registou um total de 585 casos de violência sexual contra a criança, durante o primeiro trimestre deste ano, a nível nacional.

imagem meramente ilustrativa Elisa Gourgel que falava durante uma palestra  sobre a ” Prevenção e Combate à Violência Sexual contra a Criança”, organizada pela associação “Okwimba”, mostrou-se preocupada com o número de casos diários de crianças maltratadas, e violentadas, sexualmente por adultos em casa, na rua, na escola, e em outros ambiente.

De acordo com as responsável,  dos 585 casos, pelo menos, 400 já foram encaminhados a tribunal para o devido tratamento judicial.

“Diariamente, ouvimos e recebemos denúncias de vários casos de crianças que são molestadas por adultos que podiam ser os protectores, cuidadores e instrutores das nossas crianças”, frisou Elisa Gourgel.

Segundo, a directora-adjunta do INAC, a situação é mais preocupante, quando os casos de violência sexual não  acontecem só no seio familiar, mas, agora, envolvem  membros de igrejas e de instituições escolares. Esta prática coloca em perigo o desenvolvimento absoluto da criança realçou.

Por isso, Elisa Gourgel reforça a ideia de que “ao menor deve ser dado todo o carinho, atenção e, acima de tudo, o respeito que ela merece”.

A responsável do INAC alertou as famílias, e aos progenitores, para reflectir sobre a necessidade de reforçar os cuidados e a vigilância que se deve dar aos filhos enquanto menores. “Só assim as crianças crescerão saudáveis.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *