O país recebeu nas primeiras horas desta segunda-feira, 16, em Luanda, as primeiras doses de Vacinas contra o cancro do útero, para a imunização de raparigas dos 9 aos 12 anos.
De acordo o Ministério da Saúde, a aeronave que transportou as vacinas chegou às 05h30 ao terminal doméstico do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro em Luanda.
Trata-se de doses de vacinas, que serão administradas para imunização de raparigas dos 9 aos 12 anos, no âmbito da estratégia nacional de prevenção e proteção contra o cancro do colo do útero.
Conforme o comunicado do MINSA, mais de 1.400.000 de doses de vacinas contra o Vírus do Papiloma Humano (VPH ou HPV), cientificamente reconhecido como a principal causa de mais de 90% do cancro do colo do útero, chegaram hoje ao país para raparigas dos 9 aos 12 anos.
O cancro do colo do útero é um grave problema de saúde pública que afecta cinco vezes mais e mata sete vezes mais mulheres africanas do que as mulheres dos países desenvolvidos. A OMS estima que cerca de 117.300 mulheres em África são diagnosticadas com cancro do colo do útero todos os anos e mais de 76.000 morrem da doença.