Angola entre os dez piores países do mundo a cumprir com os direitos da criança


Pela quarta vez consecutiva a fundação holandesa “KidsRights” elaborou um índice dos direitos da criança que avalia os estados segundo as leis e práticas de protecção a infância, onde Angola destaca-se na posição 155.º da classificação, extensiva a 163 países de todo mundo. ou seja, está entre os dez piores países do mundo no cumprimento dos Direitos da Criança.

Criança fome

Segundo o novo Jornal, A análise assenta em 23 indicadores, 17 quantitativos e sete qualitativos, agrupados em cinco domínios: Direito à vida, direito à protecção, e criação de um ambiente favorável ao cumprimento dos direitos da criança.

Segundo o mesmo estudo, Angola até tem tido um desempenho positivo na criação de um ambiente favorável ao cumprimento dos direitos da criança, mas o quinto domínio examinado, aponta que o país tem-se conservado, desde a primeira edição do Índice, em 2013, nos últimos lugares da classificação geral.

“Este ano os piores resultados foram da Guiné Conacri, Angola, Lesoto, Guiné-Bissau, Papua-Nova Guiné, Chade, Afeganistão, República Centro Africana e Vanuatu” como indica o KidsRights, que divulgou ontem,13, as conclusões do índice de 2016. A alta taxa de mortalidade infantil até aos cinco aos de idade, a taxa de mortalidade materna e da esperança da vida à nascença e de direito a saúde, falta de nutrição e água potável entre outros factores influenciaram na inclusão do país na parte negra desta lista.

De realçar que nenhum dos países avaliados conseguiu alcançar a pontuação máxima na variável participação infantil, o que significa que as opiniões das crianças sobre as questões que afectam directamente não estão adequadamente ouvidas.

Fonte: Novo Jornal


Gostou? Partilhe com os teus amigos!