De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Enhephenurship em 43 países, Angola está no topo, com maior número de mulheres empreendedoras, deixando para trás os Estados Unidos da América, Panamã, e Arábia saudita.
A lista de países com mais mulheres empresárias, segundo as conclusões do estudo, é liderada por Angola, com mais de metade das mulheres a entrarem no mundo do empreendedorismo “51,1%”.
Muitos países da Europa apresentam um número bastante reduzido de mulheres empresárias. Ao contrário de Angola que mais da metade da camada feminina desempenham actividades empreendedoras, superando ligeiramente a faixa dos homens, diz o estudo.
A pesquisa vem deste modo contrariar a ideia de que o maior número de mulheres empresárias se encontra nos países desenvolvidos, desvendando que os Estados avançados da Europa, como a Alemanha, Itália, entre outros, têm uma taxa baixa de mulheres que empreendem.
A falta de oportunidades, e de emprego formal são alguns dos principais motivos para o aumento do empreendedorismo, como vê-se em Angola, vendedoras e vendedores ambulantes, pequenos empreendedores e grandes empresários.
Por: Eucadia Ferreira