Vendedores de plantas medicinais destroem eucaliptos no Kilamba


Quitandeiras de mercados informais e ambulantes dizem que o chá e o banho com folhas de eucalipto combate a febre-amarela e a malária, denunciou o jornal O Pais.

kilamba

De acordo com o jornal, os eucaliptos da cidade do Kilamba estão a ser vandalizados por vendedores ambulantes e comerciantes de mercados informais para serem comercializados como medicamentos de combate à malária e da febre-amarela. Os sinais da vandalização podem ser vistos nas avenidas e ruas, como é o caso da Imperial Santana, em que se pode verificar algumas árvores partidas em consequências da acção das vendedoras.

Moradores dizem que esta acção começou no passado mês de Março, de forma silenciosa, às noites, mas que rapidamente passou a efectuar-se em plena luz do dia, sob o olhar silencioso de muitos residentes. Os jardineiros e outros prestadores de serviços são apontados como principais colaboradores dos vendedores, em troca de valores monetários. Godinho Viegas, morador de um dos edifícios com vista para a Av.

Imperial Santana, diz que o derrube de árvores começou no princípio do mês de Março, como se de uma limpeza das folhas se tratasse. Progressivamente, começou-se a registar um fluxo maior de pessoas a colherem os ramos de árvores, que depois amarram em panos e seguem em direcção aos locais de paragem de táxi.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!